
Mesmo sem candidaturas confirmadas, pesquisa revela o peso político dos dois parlamentares no tabuleiro eleitoral mineiro.
Uma pesquisa da Real Time Big Data aponta que o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) e o deputado federal Aécio Neves (PSDB) despontam como protagonistas nos cenários testados para a sucessão ao governo de Minas Gerais em 2026.
No cenário A, sem Aécio, Cleitinho aparece com 42% das intenções de voto, seguido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), com 17%, e pelo vice-governador Mateus Simões (Novo), com 8%. Outros 18% disseram não saber em quem votar e 15% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato.
Já no cenário B, que inclui o nome de Aécio Neves, o tucano lidera com 22%, numericamente à frente de Rodrigo Pacheco, que soma 21%. Mateus Simões tem 12%, enquanto 26% não souberam responder e 19% declararam voto em branco, nulo ou em nenhum candidato.
Força eleitoral, mesmo sem definição
Tanto Cleitinho quanto Aécio não confirmaram se serão candidatos em 2026, mas o levantamento evidencia a força eleitoral de ambos e a relevância que terão no processo eleitoral mineiro. O senador do Republicanos mantém alta popularidade, capitalizando o discurso de outsider e proximidade com o eleitorado, enquanto o ex-governador e ex-presidenciável Aécio Neves mostra capacidade de reorganizar apoios e ocupar espaço estratégico no campo de centro-direita.
A pesquisa indica que, independentemente de uma candidatura efetiva, Cleitinho e Aécio serão peças decisivas nas articulações políticas em Minas, seja como candidatos ou como apoiadores de chapas competitivas.
Com uma base eleitoral pulverizada e marcada pela indecisão de parte expressiva do eleitorado — 18% no cenário A e 26% no cenário B não souberam responder — o quadro para 2026 ainda está em aberto. O que os números deixam claro é que, neste momento, o jogo mineiro passa necessariamente pela influência de Cleitinho e Aécio Neves.