
Levantamento aponta liderança da senadora, mas com possibilidade de segundo turno e espaço para crescimento de outras candidaturas.
A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) lidera a corrida pelo governo do Tocantins em 2026, segundo pesquisa do Paraná Pesquisas divulgada no dia 18 de agosto. O levantamento ouviu 1.510 eleitores em 59 municípios entre os dias 9 e 13 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.
No cenário principal, Dorinha aparece com 36,7% das intenções de voto, enquanto o vice-governador Laurez Moreira (PDT) tem 16,6% e a ex-prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) soma 13,4%. Como a diferença entre os dois está dentro da margem de erro, os dois aparecem em situação de empate técnico. Em seguida, surge o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), com 11,7%, e o ex-senador Ataídes Oliveira (Novo), com 5,2%. Brancos, nulos e nenhum candidato somam 10,4%, e 6,1% não souberam responder.
Os números confirmam Dorinha como favorita, mas indicam que o jogo ainda está em aberto, especialmente pela disputa entre Laurez Moreira e Cinthia Ribeiro, que aparecem embolados na segunda colocação e podem definir o desenho de um eventual segundo turno. A quantidade de indecisos e votos brancos ou nulos varia de 15% a 20% nos diferentes cenários, o que indica espaço para crescimento de outras candidaturas. Com Dorinha na frente, mas sem definição do quadro de candidaturas, a pesquisa reforça que o processo eleitoral no Tocantins segue em aberto e deve se consolidar apenas à medida que os partidos confirmarem seus nomes e alianças para 2026.