
O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) teve atuação de destaque na CPMI do INSS, realizada nesta segunda-feira (8), ao cobrar explicações do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi sobre as fraudes que impactaram milhões de aposentados e pensionistas.
Com tom incisivo, Beto afirmou estar “perplexo” diante da falta de medidas para identificar e conter as irregularidades. O tucano lembrou que, mesmo com denúncias em evidência, o então ministro não adotou providências efetivas para impedir que associações fraudulentas e descontos indevidos avançassem sobre o benefício de milhares de segurados.
“Não podemos cobrar as taxas de juros que se cobra de quem é aposentado. É desleal, não me conformo em ver a humilhação que nossos aposentados estão passando”, criticou.
O parlamentar também destacou que, apesar de o INSS ser um órgão autônomo e com poder para barrar contratos e fiscalizar entidades, a gestão de Lupi não conseguiu evitar o crescimento do problema. “Olha quanto custou aos aposentados e pensionistas o descuido do INSS”, reforçou.
A postura firme do deputado ganhou repercussão nacional. O PSDB, em nota, classificou como “beira a desfaçatez” a tentativa do ex-ministro de minimizar os efeitos do escândalo, que já soma bilhões em prejuízos e ameaça a confiança no sistema previdenciário.