
Uma pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) mostra que a disputa pelo governo da Bahia em 2026 deve ser acirrada. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), aparece na frente com 41% das intenções de voto, seguido pelo atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), que tem 34%. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
O levantamento foi contratado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, ouvindo 1.200 eleitores baianos com 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%.
Além de Neto e Jerônimo, outros nomes aparecem na pesquisa: João Roma (PL), com 4%; Kleber Rosa (PSOL), com 2%; e José Aleluia (Novo), com 1%. Outros 4% não souberam ou não responderam, enquanto 14% declararam voto branco, nulo ou que não pretendem comparecer às urnas.
O levantamento também avaliou a popularidade do governador. Jerônimo Rodrigues tem aprovação de 59% dos eleitores, enquanto 33% desaprovam sua gestão. O índice mostra estabilidade em relação às pesquisas anteriores: em fevereiro, o petista registrou 61% de aprovação, contra 54% em dezembro de 2024.
👉 O cenário aponta para uma eleição competitiva, com ACM Neto largando em vantagem, mas com Jerônimo mantendo altos índices de aprovação em seu governo.