
A pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (22), mostra uma disputa apertada pela liderança na corrida pelo Governo da Bahia em 2026. O ex-prefeito de Salvador e atual vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, aparece com 40% das intenções de voto, enquanto o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), contabiliza 36%, configurando um empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa, realizada entre os dias 18 e 19 de setembro, ouviu 1.200 eleitores em todo o estado da Bahia e apresenta ACM Neto na frente, mas com uma disputa acirrada, visto que a margem de erro pode permitir que Jerônimo Rodrigues se aproxime, especialmente considerando o histórico de acirramento entre ambos. Vale lembrar que, em 2022, ambos já se enfrentaram no segundo turno das eleições, com Jerônimo saindo vitorioso.
Na sequência, o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL), com 5% das intenções de voto, ocupa o terceiro lugar. Kleber Rosa (PSOL) tem 2%, enquanto o ex-deputado João Carlos Aleluia (Novo) tem 1%. Votos brancos e nulos somam 10%, e 6% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Cenário sem João Roma
Em um segundo cenário, sem João Roma disputando o cargo, ACM Neto vê um crescimento de 3 pontos percentuais, subindo para 43%, enquanto Jerônimo Rodrigues segue com 36%. No restante da disputa, Kleber Rosa e Aleluia mantêm as porcentagens já citadas, com votos nulos e brancos aumentando para 11%.
A pesquisa reflete uma disputa tensa entre os dois principais nomes, com ACM Neto se posicionando como uma alternativa ao governo atual, mas com Jerônimo mantendo a base eleitoral consolidada do PT. A corrida para o Palácio de Ondina promete ser acirrada e ainda mais imprevisível, à medida que outros nomes podem emergir até 2026.