Pazolini e Ferraço lideram disputa pelo governo do Espírito Santo, aponta pesquisa Real Time Big Data

Levantamento mostra empate técnico entre o prefeito de Vitória e o vice-governador capixaba; Paulo Hartung lidera em cenário sem Pazolini

Pazolini e Ferraço lideram disputa pelo governo do Espírito Santo, aponta pesquisa Real Time Big Data
Brasil no Centro
Card - Pesquisa

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB), aparecem à frente nas intenções de voto para o governo estadual em 2026, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (7). O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, com 1.200 entrevistas em todo o estado, e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

No primeiro cenário, Pazolini tem 27% das intenções de voto, enquanto Ferraço aparece com 26%, configurando empate técnico. Em seguida, o ex-deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), registram 11% cada. O deputado federal Helder Salomão (PT) soma 5%, enquanto 8% dos entrevistados disseram votar em branco ou nulo, e 12% não souberam ou preferiram não responder.

No segundo cenário, sem a presença de Vidigal, Ferraço assume a liderança com 31%, seguido de perto por Pazolini, com 30%. Arnaldinho Borgo aparece com 14%, votos brancos e nulos somam 10%, e 15% dos entrevistados se disseram indecisos ou não responderam.

Já no terceiro cenário, sem Lorenzo Pazolini, o ex-governador Paulo Hartung (PSD) lidera com 33% das intenções de voto, seguido por Ferraço com 27% e Borgo com 14%. Brancos e nulos representam 10%, e indecisos ou que não responderam, 16%.

A pesquisa indica que a disputa no Espírito Santo começa equilibrada entre os dois principais nomes do campo governista — Pazolini e Ferraço —, com Hartung aparecendo como opção competitiva caso decida voltar à disputa. O levantamento do Real Time Big Data tem nível de confiança de 95%.