
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece na liderança da disputa pelas duas vagas ao Senado Federal que estarão em jogo nas eleições de 2026, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data nesta quinta-feira, 9 de outubro. O levantamento indica vantagem do parlamentar em todos os cenários testados e mostra que a disputa pela segunda cadeira segue aberta entre diferentes nomes do campo político fluminense.
No primeiro cenário, Flávio Bolsonaro lidera com 29% das intenções de voto, seguido pelo governador Cláudio Castro (PL), com 22%, Benedita da Silva (PT) com 15%, Marcelo Crivella (Republicanos) com 12%, Alessandro Molon (PSB) com 7% e Otoni de Paula (MDB) com 2%. Outros 7% dos entrevistados declararam voto nulo ou branco, e 6% não souberam responder.
No segundo cenário, o senador amplia a vantagem, alcançando 32%, enquanto Benedita da Silva (PT) aparece com 16%, Carlos Portinho (PL) com 13%, Washington Reis (MDB) com 11%, Alessandro Molon (PSB) com 8% e Tarcísio Motta (PSOL) com 5%. Votos nulos e brancos somam 8%, e indecisos, 7%.
Em outro recorte testado, Flávio Bolsonaro mantém 29%, seguido de Cláudio Castro (PL) com 21%, Marcelo Freixo (PT) com 14%, Anielle Franco (PT) com 10%, Anthony Garotinho (Republicanos) com 9% e Otoni de Paula (MDB) com 1%. Nulos e brancos chegam a 9%, e 7% não souberam responder.
No quarto cenário, o senador registra 32%, seguido por Silas Malafaia (sem partido) com 14%, Pedro Paulo (PSD) com 12%, Washington Reis (MDB) com 11%, Neguinho da Beija-Flor (PT) com 9% e Fabiano Horta (PT) com 6%. Nulos e brancos somam 8%, e os indecisos também 8%.
A pesquisa mostra que, embora Flávio Bolsonaro apareça em posição confortável para buscar a reeleição, a segunda vaga ainda não tem um nome consolidado, com variações de desempenho conforme os cenários e margem de erro.
O Instituto Real Time Big Data ouviu 1.500 eleitores do Estado do Rio de Janeiro entre os dias 7 e 8 de outubro de 2025. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.