Cleitinho defende consulta pública antes de venda de estatais

Senador cobra decisão popular sobre privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais e mobiliza deputados contra a PEC

Cleitinho defende consulta pública antes de venda de estatais

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos‑MG) criticou nesta terça‑feira (21/10) a Proposta de Emenda à Constituição 24/2023, de autoria do governo estadual, que propõe eliminar a obrigatoriedade de consulta popular para a privatização de estatais como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
CUT-MG

Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar afirmou que “o patrão é o povo, e o povo tem que opinar se quer que privatiza ou não”. Ele ainda declarou que irá conversar com deputados próximos, inclusive seu irmão e outros correligionários, para que votem contra a proposta.

A PEC, que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pretende também reduzir o quórum necessário para autorizar mudanças na estrutura societária das estatais.

O governo do Romeu Zema (Novo) defende que os recursos resultantes das privatizações sejam usados para viabilizar a adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), em função do alto endividamento estadual.

A mobilização liderada pelo senador reforça o debate sobre a participação popular em decisões de desestatização e marca uma posição clara da oposição à proposta em tramitação.