
Uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quinta-feira (30), aponta que a vice-governadora Celina Leão (PP) e o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) aparecem à frente em cenários de primeiro turno para o governo do Distrito Federal em 2026.
O levantamento ouviu 1.506 eleitores entre os dias 23 e 27 de outubro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
No cenário pesquisado, Celina Leão lidera com 32,2% das intenções de voto, seguida por Arruda, com 29,8%. Em terceiro lugar aparece Leandro Grass (PT), presidente do Iphan, com 11,8%. O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli (PSB), registra 6,4%, enquanto a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) pontua 6,0%. Votos em branco, nulos ou nenhum somam 8,6%, e 5,0% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Apesar de figurar na pesquisa, Arruda está atualmente inelegível, após decisão do STJ que manteve sua condenação por improbidade administrativa em um dos processos da Operação Caixa de Pandora.
O levantamento evidencia, portanto, uma disputa apertada no DF, mesmo considerando o impedimento legal do ex-governador.