João Azevêdo e Veneziano largam na frente na disputa ao Senado na Paraíba, aponta Instituto Índice

Levantamento mostra liderança consistente do governador e do senador, mas alto índice de indecisos indica cenário ainda aberto para 2026.

João Azevêdo e Veneziano largam na frente na disputa ao Senado na Paraíba, aponta Instituto Índice

A primeira fotografia da disputa pelas duas vagas ao Senado na Paraíba em 2026 revela um cenário de vantagem para nomes já consolidados na política estadual. Segundo pesquisa do Instituto Índice divulgada nesta terça-feira (4), o governador João Azevêdo (PSB) e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) aparecem à frente na preferência dos eleitores quando considerados os dois votos que cada pessoa tem para a escolha dos senadores.

O levantamento, porém, também expõe um dado relevante para o cálculo eleitoral: 57,2% dos entrevistados ainda não sabem ou não responderam em quem pretendem votar, indicando margem ampla para mudanças ao longo do próximo ano.

No cenário estimulado, João Azevêdo lidera com 52,2%, seguido por Veneziano, que registra 45,9%. Entre os demais nomes apresentados, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga aparece com 12,5%, e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, soma 7,9%. Outros 24,3% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos sugeridos.

A pesquisa foi realizada presencialmente entre 1º e 3 de novembro, ouvindo 1.065 eleitores em municípios de todas as regiões da Paraíba. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O cenário ainda é inicial, mas os números mostram que João Azevêdo e Veneziano entram na corrida com vantagem significativa — um ponto de partida sólido para uma eleição que só deve ganhar intensidade ao longo de 2025 e 2026.