
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) reforçou, nesta segunda-feira (12/01), sua posição de oposição ao governo Lula e a outras figuras políticas tradicionais do Amazonas, como os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB). Em entrevista ao programa Meio Dia com Jefferson Coronel, Plínio Valério anunciou que o PSDB não terá candidato ao governo do Amazonas nas eleições de 2026, nem apoiará nenhum nome da disputa, incluindo o pré-candidato Omar Aziz.
O senador justificou a decisão como uma forma de romper com alianças políticas tradicionais e afirmou que, em vez de apoiar algum dos pré-candidatos, o PSDB focará suas forças nas disputas proporcionais, para o Senado, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa. Plínio também destacou as limitações políticas da sigla no estado, que, segundo ele, permanece dominado por um grupo restrito de candidatos, sempre os mesmos.
Em relação a Omar Aziz, com quem mantém uma relação cordial, Plínio foi claro ao afirmar que, apesar da amizade pessoal, o PSDB e o PSD seguirão caminhos separados nas eleições. O motivo principal da separação foi a aliança de Omar com o governo Lula, enquanto o PSDB se mantém como oposição. “Ele apoia o governo Lula e eu sou oposição”, disse o senador, deixando claro que não haverá apoio à sua candidatura.