
Um novo capítulo no escândalo envolvendo o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, traz à tona o pagamento de R$ 700 mil feito pela empresa ACX ITC Serviços de Tecnologia S/A ao escritório da ministra Verônica Abdalla Sterman, do Superior Tribunal Militar (STM), antes de sua posse. O pagamento foi registrado em relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e revela o envolvimento de altos valores financeiros com uma figura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
O pagamento, feito de maneira única e sem indícios claros de serviços jurídicos prestados diretamente à empresa, levanta questionamentos sobre a relação entre Sterman e a empresa ligada ao Careca do INSS, que movimentou grandes quantias e já foi alvo de investigações sobre operações financeiras suspeitas. Para a ministra, os valores se referem a pareceres jurídicos prestados sobre temas criminais relacionados às atividades da empresa, com ela negando qualquer relação com Antônio Carlos Camilo Antunes.
Além disso, a ACX ITC, envolvida em um suposto esquema de pirâmide financeira, foi apontada pela Polícia Federal como um dos veículos utilizados por Careca para disfarçar o fluxo financeiro de origem ilícita. A conexão entre o governo petista e figuras ligadas a práticas financeiras duvidosas abre uma série de questionamentos sobre os laços entre poder público e interesses privados.