
O senador Cleitinho (Republicanos-MG) e o deputado federal Aécio Neves (PSDB) aparecem na liderança dos principais cenários para a disputa ao governo de Minas Gerais em 2026, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Paraná Pesquisas.
No primeiro cenário estimulado, Cleitinho surge com 40,6% das intenções de voto, abrindo ampla vantagem sobre os adversários. O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) tem 13,5%, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) aparece com 13%, a deputada Marília Campos (PT) registra 10,6% e o vice-governador Mateus Simões (Novo) soma 5,9%. Eleitores que declararam voto nulo ou branco representam 10,4%, enquanto 5,9% não souberam ou preferiram não responder.
Em um segundo cenário, sem a presença de Cleitinho, a liderança passa a Alexandre Kalil, com 19,1%, seguido por Rodrigo Pacheco (17%), Marília Campos (15%) e Mateus Simões (12,2%).
Já no cenário que inclui Aécio Neves, o tucano lidera com 21,4% das intenções de voto, superando Kalil (17,8%), Marília Campos (14,7%) e Mateus Simões (11,2%).
O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado entre os dias 4 e 8 de outubro, com eleitores de todas as regiões de Minas Gerais.