Eduardo Paes pode ganhar apoio de bolsonaristas no Rio

Lideranças do Partido Liberal admitem apoiar Eduardo Paes (PSD) para o governo do Rio em 2026, alegando que "é melhor ir com quem vai ganhar."

Eduardo Paes pode ganhar apoio de bolsonaristas no Rio

Uma ala do Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, já admite nos bastidores a possibilidade de um realinhamento político no Rio de Janeiro: apoiar a candidatura do atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), que é um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na disputa pelo governo do estado em 2026.

A informação foi apurada e divulgada pelo site Metrópoles.

O movimento indica um profundo pragmatismo e um possível racha dentro do PL fluminense. O prefeito Eduardo Paes conversou sobre o assunto com o deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ), que preside o partido de Bolsonaro no estado.

A avaliação dessa ala do PL é que o prefeito da capital fluminense é, hoje, o franco favorito na disputa, especialmente porque Bolsonaro ainda não decidiu qual candidato irá apoiar oficialmente no Rio. A falta de um nome forte e o favoritismo de Paes motivam a busca por uma aliança.

“É melhor ir com quem vai ganhar”, disse um deputado bolsonarista dessa ala ao veículo de comunicação.

Fontes indicam que a ideia de apoiar Eduardo Paes contaria, inclusive, com a simpatia do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, embora ele não tenha se manifestado oficialmente sobre o assunto.

Caso a aliança se concretize, representará uma união inusitada entre parte da oposição federal (o PL) e um forte aliado do governo Lula no cenário eleitoral de um dos maiores estados do País.