
Uma ala do Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, já admite nos bastidores a possibilidade de um realinhamento político no Rio de Janeiro: apoiar a candidatura do atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), que é um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na disputa pelo governo do estado em 2026.
A informação foi apurada e divulgada pelo site Metrópoles.
O movimento indica um profundo pragmatismo e um possível racha dentro do PL fluminense. O prefeito Eduardo Paes conversou sobre o assunto com o deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ), que preside o partido de Bolsonaro no estado.
A avaliação dessa ala do PL é que o prefeito da capital fluminense é, hoje, o franco favorito na disputa, especialmente porque Bolsonaro ainda não decidiu qual candidato irá apoiar oficialmente no Rio. A falta de um nome forte e o favoritismo de Paes motivam a busca por uma aliança.
“É melhor ir com quem vai ganhar”, disse um deputado bolsonarista dessa ala ao veículo de comunicação.
Fontes indicam que a ideia de apoiar Eduardo Paes contaria, inclusive, com a simpatia do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, embora ele não tenha se manifestado oficialmente sobre o assunto.
Caso a aliança se concretize, representará uma união inusitada entre parte da oposição federal (o PL) e um forte aliado do governo Lula no cenário eleitoral de um dos maiores estados do País.