Governo Lula banca viagem para servidor aprender a fazer pizza na Itália

Enquanto o país enfrenta desafios econômicos, superintendente do MTE participará de missão internacional promovida pelo Senac-DF.

Governo Lula banca viagem para servidor aprender a fazer pizza na Itália
Foto: Gov/br
Governo Lula banca viagem para servidor aprender a fazer pizza na Itália

O superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Distrito Federal, Jackson da Silva Ázara, terá autorização para se afastar do Brasil entre 26 de outubro e 2 de novembro de 2025 para participar de uma missão técnica em Nápoles, na Itália. A portaria que autoriza a viagem foi publicada em 21 de agosto pela Secretaria-Executiva do MTE.

Ázara irá integrar a missão “Aprendizagem da Verdadeira Pizza Napoletana”, organizada pela Associação da Verdadeira Pizza Napoletana (AVPN) e promovida pelo Senac-DF, instituição na qual atua como conselheiro. O evento busca o intercâmbio de conhecimento sobre técnicas tradicionais da pizza napolitana, além de discutir segurança alimentar, sustentabilidade, inovação social e desenvolvimento comunitário.

Segundo a portaria, o governo federal não arcará integralmente com os custos da viagem, sendo de responsabilidade do Senac-DF o custeio principal. O processo administrativo encontra-se registrado sob o número 19964.206980/2024-78, com autorização assinada pelo Secretário-Executivo do MTE, Francisco Macena da Silva.

A pizza napolitana é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco e é símbolo da culinária italiana desde o século 18. O evento em Nápoles também será uma oportunidade de troca de experiências sobre combate ao desperdício de alimentos e articulação em rede entre instituições públicas e privadas.

Em nota, o MTE reforçou que a missão não é organizada nem financiada pelo governo federal. “A participação do servidor foi apenas autorizada administrativamente, sem qualquer ônus financeiro para o MTE”, destacou a pasta.