
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, deve desfilar pela escola de samba Acadêmicos de Niterói no dia 15 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A agremiação será a primeira a se apresentar na data e levará para a avenida um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Intitulado “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, o enredo aborda a trajetória pessoal e política do presidente. A Acadêmicos de Niterói desfilou no grupo especial do carnaval carioca após subir de categoria no ano passado e receberá cerca de R$ 1 milhão em recursos públicos destinados ao carnaval do Rio de Janeiro.
Segundo informações apuradas, enquanto Janja participa do desfile, o presidente Lula deve acompanhar a apresentação do Sambódromo a partir do camarote oficial da Prefeitura do Rio.
Durante o período do Carnaval, o presidente também deverá cumprir uma agenda em outras capitais. O roteiro inclui passagem pelo Recife, onde deve acompanhar o bloco Galo da Madrugada, além de compromissos em Salvador, antes de encerrar a programação no Rio de Janeiro.
A presença do presidente e da primeira-dama no evento ocorre em meio a questionamentos judiciais apresentados por partidos de oposição sobre a homenagem prestada a Lula no carnaval carioca.