
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completou 80 anos nesta segunda-feira (27), tornando-se o primeiro chefe de Estado da história do Brasil a ocupar o cargo após os 80. Em meio a uma agenda oficial pela Ásia, Lula comemorou a data na Malásia, durante o encontro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Durante a viagem, o petista recebeu homenagens de outros líderes e até felicitações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o chamou de “vigoroso” após uma reunião sobre tarifas comerciais. “Quero desejar um feliz aniversário ao presidente. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade”, disse o republicano.
Lula também ganhou uma celebração antecipada na Indonésia, ao lado do presidente Prabowo Subianto. Um vídeo publicado nas redes do Planalto mostrou o petista apagando as velas de um bolo decorado com macarons e oferecendo o primeiro pedaço ao líder indonésio.
Desde que voltou ao poder, Lula tem reforçado sua imagem de vitalidade e preparo físico, com vídeos fazendo exercícios e subindo a rampa do Planalto correndo. Após um acidente doméstico em 2024, ele passou a defender publicamente a importância do autocuidado e afirmou que só disputará um quarto mandato se estiver em plena saúde.