Maioria rejeita nova candidatura de Lula e defende que Bolsonaro apoie outro nome em 2026

Pesquisa Genial/Quaest mostra que 56% dos brasileiros não querem Lula novamente na disputa e 76% esperam que Bolsonaro lance um sucessor.

Maioria rejeita nova candidatura de Lula e defende que Bolsonaro apoie outro nome em 2026
Brenno Carvalho/Agência O Globo
O presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

A maioria dos brasileiros não quer uma nova candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e acredita que Jair Bolsonaro (PL) deveria apoiar outro nome na eleição presidencial de 2026. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9). As informações são do site O Globo.

Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados afirmam que Lula não deve concorrer novamente, enquanto 42% defendem que ele busque a reeleição. A diferença entre os dois grupos caiu para 14 pontos percentuais, a menor desde maio, quando 66% eram contrários e 32% favoráveis a uma nova candidatura.

Em relação ao campo oposto, 76% dos entrevistados consideram que Bolsonaro deveria abrir espaço e apoiar outro candidato, repetindo o resultado observado na pesquisa de setembro.

Entre os eleitores lulistas, 96% defendem a recandidatura do atual presidente, enquanto 66% dos independentes afirmam que ele não deve disputar novamente. Na direita bolsonarista, 97% rejeitam um novo mandato de Lula, e 89% da direita não bolsonarista têm a mesma opinião.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros entre 2 e 5 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.