Omar, Alberto e David estão empatados para o governo do AM, diz pesquisa

Pesquisa Real Time Big Data mostra disputa equilibrada para 2026 e redesenha o tabuleiro político no estado com influências de Lula, Bolsonaro e lideranças locais

Omar, Alberto e David estão empatados para o governo do AM, diz pesquisa
Brasil no Centro

A corrida pelo governo do Amazonas está aberta. No cenário testado pela Real Time Big Data com Omar Aziz (32%), Capitão Alberto Neto (30%) e David Almeida (26%), a margem de erro de 3 pontos coloca os três dentro de um empate técnico, sem favorito claro.

O resultado marca uma mudança de fase. Inicialmente, o ambiente parecia mais favorável a Omar Aziz, senador do PSD e aliado de Lula, que largou com vantagem. À medida que o calendário avança, a disputa se equilibra com o crescimento do deputado federal Alberto Neto (PL), nome do campo bolsonarista que tenta capitalizar o eleitorado conservador, e com a força regional de David Almeida (AVANTE), prefeito reeleito de Manaus.

O contexto local ajuda a explicar o novo desenho. David Almeida tende a herdar estrutura política adicional com o apoio do vice-governador Tadeu de Souza (Avante), que deve assumir o comando do estado em abril, quando Wilson Lima (UNIÃO) deve renunciar para disputar o Senado. Do outro lado, Alberto Neto busca transformar em tração estadual a votação que o levou ao segundo turno municipal contra o próprio David. Já Omar opera com base consolidada e liderança conhecida, tentando sustentar a dianteira num ambiente mais competitivo.

A fotografia do momento é de equilíbrio real. Em um cenário triplo e com diferenças dentro da margem estatística, tudo pode acontecer até a largada oficial da campanha.

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre 8 e 9 de outubro de 2025 e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.