Pesquisa indica Braide e Orleans Brandão no topo da corrida pelo Governo do Maranhão

Com 36% das intenções de voto, Eduardo Braide lidera, mas o percentual de Orleans Brandão (22%) sugere uma disputa apertada no 2º turno. Lahesio Bonfim aparece em terceiro com 18%.

Pesquisa indica Braide e Orleans Brandão no topo da corrida pelo Governo do Maranhão
Brasil no Centro
Pesquisa Governador

Uma nova pesquisa do instituto Real Time Big Data sobre a disputa pelo Governo do Maranhão em 2026 aponta para um cenário de segundo turno entre os dois primeiros colocados. O levantamento mostra o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), na liderança, mas sem votos suficientes para vencer no primeiro turno. A pesquisa original foi divulgada nesta quarta-feira (1º).

No principal cenário testado, Eduardo Braide registra 36% das intenções de voto. O segundo lugar é ocupado por Orleans Brandão (MDB), atual secretário de Assuntos Municipalistas do estado, que soma 22%. Juntos, os dois não ultrapassam a marca dos 50% dos votos válidos, sugerindo um embate final.

Na sequência, aparece Lahesio Bonfim (Novo), ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, com 18%. Em seguida, surge Felipe Camarão (cujo partido não foi informado no quadro), com 7%.

Os demais votos se dividem entre Não Sabem (9%) e Nenhum/Brancos/Nulos (8%).

Em outro cenário, também divulgado pelo instituto, Braide aumenta a vantagem, chegando a 42%, e Brandão alcança 25%. Neste cenário, o ex-senador Roberto Rocha (Republicanos) aparece com 12%.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.