
O PL desembolsou R$ 3,3 milhões em fretamento de jatinhos para o deputado federal Nikolas Ferreira (MG) durante as eleições de 2024. Apesar de não concorrer a cargo algum, ele atuou como um dos principais cabos eleitorais da sigla.
Entre 11 de setembro e 25 de outubro, foram 14 voos pagos pelo partido, incluindo dois com a presença da esposa do parlamentar, Lívia Orletti, além de funcionários e segurança. Outros líderes do partido, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o senador Marcos Pontes, também tiveram deslocamentos custeados para campanhas estratégicas, principalmente em São Paulo.
Nikolas percorreu dez capitais no primeiro turno, ajudando o PL a avançar em sete cidades e a conquistar vitória em Rio Branco (AC). Nas derrotas, destacam-se São Paulo e Rio de Janeiro, onde apoiou outros candidatos.
No PL, o parlamentar é visto como “guru digital bolsonarista”, sendo consultado sobre estratégias nas redes sociais. A popularidade digital rendeu destaque em campanhas contra o governo Lula, especialmente durante discussões sobre tarifas e sanções internacionais, com hashtags da direita chegando a 123 mil menções em apenas uma tarde.
O alerta: enquanto milhões de brasileiros enfrentam inflação e apertos no orçamento, partidos políticos continuam investindo cifras milionárias em deslocamentos de aliados, mesmo sem cargo eletivo.