Real Time Big Data: Empate triplo marca disputa pelo governo do Pará

Pesquisa mostra equilíbrio entre Hana Ghassan, Daniel Santos e Simão Jatene, ou entre Hana, Daniel e Éder Mauro, e indica que a sucessão de Helder Barbalho segue indefinida

Real Time Big Data: Empate triplo marca disputa pelo governo do Pará
Brasil no Centro

A corrida pelo governo do Pará em 2026 está completamente em aberto. Pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (13), mostra empate técnico triplo entre os principais nomes que devem disputar a sucessão de Helder Barbalho (MDB).

No primeiro cenário testado, a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) aparece com 23% das intenções de voto, seguida de Simão Jatene (sem partido) com 22% e do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (PSB), com 19%. Pela margem de erro de três pontos percentuais, os três estão tecnicamente empatados.

Em outro cenário, a disputa também mostra forte equilíbrio entre Hana, Daniel e o deputado federal Éder Mauro (PL). A emedebista tem 24%, Daniel aparece com 19% e Éder Mauro com 18%, todos dentro da margem de erro e sem favorito definido.

Os números revelam um cenário de indefinição e fragmentação no eleitorado paraense, sem hegemonia clara entre as forças políticas ligadas ao governo estadual, ao bolsonarismo e à oposição tradicional. Mesmo com o alto índice de aprovação do governador Helder Barbalho, que não pode concorrer à reeleição, sua influência direta ainda será testada na transferência de votos para Hana Ghassan.

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre 9 e 10 de outubro, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.