
A produtora Macaco Gordo, pertencente ao empresário Francisco Kertész — sócio do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira — venceu todas as disputas que participou na Caixa Econômica Federal para produzir campanhas publicitárias. De acordo com documentos obtidos via Lei de Acesso à Informação, a empresa foi contratada em seis concorrências realizadas entre janeiro de 2023 e setembro de 2025, alcançando uma taxa de sucesso de 100%.
Segundo o levantamento, a Macaco Gordo recebeu cerca de R$ 12 milhões da Caixa e da Embratur para executar campanhas nos últimos dois anos. Kertész confirmou ter participado de sete cotações do banco e vencido seis, mas não apresentou detalhes sobre a disputa perdida. Na Embratur, ele afirma ter vencido duas de sete concorrências.
A relação entre Kertész e Sidônio ganhou destaque por ambos terem trabalhado juntos na campanha eleitoral de Lula em 2022. Procurado, o empresário afirmou que as vitórias da produtora são resultado de “critérios técnicos e competitivos”. A Caixa foi contatada, mas não se pronunciou até o momento.