“Votarei contra indicação de Jorge Messias ao STF”, afirma senador Plínio Valério, do Amazonas

Parlamentar do PSDB diz que seguirá a vontade do eleitorado amazonense e critica vínculo do atual AGU com Lula

“Votarei contra indicação de Jorge Messias ao STF”, afirma senador Plínio Valério, do Amazonas

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou que vai votar contra a indicação do Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar declarou que sua posição já está definida e que o voto reflete o sentimento de eleitores que o procuram em Manaus e também pelas redes sociais.

Em declaração, Plínio disse que, apesar de manter o diálogo institucional e ter aceitado uma reunião com o indicado, sua decisão é de rejeitar o nome apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o senador do Amazonas, Jorge Messias é um indicado diretamente ligado ao Palácio do Planalto.

“Informei que eu já declarei meu voto ‘não’, respeitando a vontade daquele eleitor que eu posso identificar, que me aborda em Manaus, que me aborda no WhatsApp. Eu tenho que votar conforme as pessoas que votaram em mim esperam que eu vote. Eu posso sim antecipar o meu voto. O meu voto vai ser ‘não’”, afirmou.

Jorge Messias ocupa atualmente o cargo de Advogado-Geral da União e é considerado um dos nomes de confiança do presidente Lula. A indicação para o STF foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no ano passado, mas a sabatina deve acontecer só depois do carnaval, dando sequência ao processo formal que passa por tramitação no Senado Federal.

A votação sobre a indicação de Jorge Messias ao Supremo deverá ocorrer após as etapas previstas no Legislativo, incluindo a análise dos senadores. Plínio Valério reforçou que seguirá com o posicionamento contrário durante a deliberação e que seu voto será orientado pela expectativa de quem o elegeu no Amazonas.