
O cenário político e cultural do Acre está em efervescência. O presidente da Fundação Elias Mansur (FEM), Minoru Kinpara, confirmou em entrevista ao programa Gazeta Entrevista, da TV Gazeta, que tem planos ambiciosos para 2026 e uma excelente notícia para a cultura local. A informação é da Folha do Acre.
Kinpara anunciou sua intenção de ser pré-candidato a deputado federal pelo PSDB nas eleições de 2026. “Já informei ao nosso governador Gladson e a nossa vice-governadora Mailza que pretendo ser candidato a deputado federal,” declarou o gestor. Ele aposta que a população lhe dará a oportunidade de replicar na política o trabalho que desenvolveu na Universidade Federal do Acre e que agora realiza na área cultural.
Teatrão Ampliado em Dezembro
Além do movimento político, Kinpara trouxe novidades sobre a aguardada reforma do Teatro Plácido de Castro, o Teatrão. Segundo o presidente da FEM, a obra é mais do que uma reforma, é uma ampliação, e o espaço deve ser entregue à população até dezembro deste ano.
“Vai ficar mais bonito, mais amplo e mais confortável do que já era,” afirmou Kinpara, ressaltando a urgência de devolver o “espaço maravilhoso” que é palco de importantes eventos culturais e acadêmicos.
O presidente da FEM também destacou outras entregas recentes e futuras, como a Biblioteca da Floresta, prevista para o final de outubro, e a revitalização de espaços como a Casa Memória em Porto Acre e o Memorial José Augusto em Cruzeiro do Sul. Ele finalizou enfatizando o trabalho de “devolução, de reforma, de ampliação” dos espaços para demonstrar o respeito à história e memória do Acre.