
A tentativa de Donald Trump de interferir diretamente nos processos judiciais brasileiros em favor de Jair Bolsonaro não agradou à maioria da população. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º), 57% dos brasileiros consideram que o ex-presidente dos Estados Unidos está errado ao pedir que o julgamento de Bolsonaro seja encerrado. A carta de Trump vinculava a manutenção das tarifas contra o Brasil à situação jurídica do ex-presidente, acusado de tentar dar um golpe de Estado após as eleições de 2022.
A desaprovação é majoritária em quase todos os segmentos, mas com variações relevantes. Entre os que votaram em Lula, a crítica ao gesto de Trump chega a 82%. Já entre os eleitores de Bolsonaro, a lógica se inverte: 66% apoiam a cobrança feita por Trump ao Brasil. A pesquisa mostra ainda que a percepção de perseguição varia conforme o perfil socioeconômico e de gênero: 59% dos que recebem entre cinco e dez salários mínimos dizem que há perseguição contra Bolsonaro, enquanto entre os que ganham até dois salários o índice cai para 42%.
Outro dado relevante do levantamento é a atribuição de responsabilidade a Eduardo Bolsonaro. Para 39% dos entrevistados, o deputado teve “muito impacto” na decisão do governo americano de impor tarifas ao Brasil o maior índice entre as alternativas. Outros 28% dizem que ele teve “um pouco de influência” e 20% acreditam que não houve impacto algum. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 130 municípios, entre os dias 29 e 30 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Brasil no Centro – informação clara, posição firme.