
O deputado italiano Angelo Bonelli, que afirmou ter denunciado a ex-deputada Carla Zambelli à polícia italiana, será homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo. A proposta, protocolada nesta sexta-feira (1º) pelo deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), prevê uma moção de aplausos ao parlamentar europeu.
Na justificativa, Fiorilo afirma que Bonelli demonstrou “elevado senso de responsabilidade institucional, compromisso com os valores democráticos e respeito à cooperação jurídica internacional”. Bonelli é integrante da Alleanza Verdi e Sinistra, coligação de esquerda que faz oposição ao governo de Giorgia Meloni, e foi eleito em 2022 pelo distrito de Imola. Ele também é secretário da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados da Itália.
Bonelli foi quem forneceu à polícia o endereço da ex-parlamentar brasileira, contrariando a versão da defesa de Zambelli, que sustenta que ela se entregou voluntariamente. Em junho, o deputado já havia feito interpelações formais ao governo italiano, cobrando a colaboração com a Interpol com base no tratado de extradição com o Brasil.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão, perda do mandato e pagamento de multa, por envolvimento em crimes digitais contra o Conselho Nacional de Justiça. Após deixar o país, ela passou a ser procurada pela Interpol e foi presa em Roma, onde permanece detida enquanto tramita o processo de extradição.
Brasil no Centro – informação clara, posição firme.