
Durante o 17º Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de homenagear nomes centrais dos escândalos do Mensalão e da Lava-Jato, marcando a reinserção política da antiga cúpula do partido. Em seu discurso, Lula citou nominalmente José Dirceu, Delúbio Soares, João Vaccari Neto e José Genoino, todos condenados em julgamentos históricos por corrupção.
“Acho extremamente importante a volta do José Dirceu à direção nacional, João Vaccari, Genoino…”, declarou Lula, arrancando aplausos da militância. Para os envolvidos, o gesto representa um “ato de justiça” e um “resgate da política correta”. As condenações posteriormente anuladas pelo STF foram reapresentadas como erros judiciais por boa parte do partido, que hoje defende uma “reparação histórica”.
A celebração do retorno político desses nomes ocorre em meio à preparação do PT para 2026. Dirceu e Delúbio já são cogitados como possíveis candidatos a deputado federal. O gesto de Lula também sinaliza um esforço de reconstrução simbólica da identidade petista, que agora tenta consolidar sua base e projetar unidade após anos de desgaste institucional.
Brasil no Centro – informação clara, posição firme.