
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (7) uma operação para investigar um esquema de corrupção envolvendo recursos do Fundeb durante a primeira gestão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em Goiás. O caso apura fraudes em processos licitatórios conduzidos pela Secretaria Estadual de Educação em 2021, sob a responsabilidade do governo estadual.
A operação foi autorizada pela 5ª Vara Federal de Goiânia e cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. A Justiça também determinou o bloqueio e o sequestro de bens de pessoas físicas e jurídicas envolvidas nas irregularidades.
Segundo a PF, o esquema contava com a atuação de um ex-servidor terceirizado da Secretaria e empresários. A investigação aponta o pagamento de pelo menos R$ 465 mil em propinas, utilizadas, entre outras coisas, para a compra de veículos e eletrônicos incompatíveis com a renda do servidor envolvido.
Os investigados poderão responder por frustração do caráter competitivo de licitações, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. A operação aumenta a pressão sobre o governo Caiado, já fragilizado por denúncias e escândalos envolvendo má gestão de recursos públicos.
Brasil no Centro – informação clara, posição firme.