
Faltando pouco mais de dois anos para as eleições estaduais, Eduardo Paes (PSD) já desponta como o principal nome na corrida pelo governo do Rio de Janeiro. É o que mostra a nova pesquisa do instituto Gerp, divulgada nesta quarta-feira (23). No cenário estimulado, Paes aparece com 50% das intenções de voto, contra apenas 6% de Rodrigo Bacellar (União Brasil) e 5% de Dr. Luizinho (PP). Nenhum dos demais candidatos ultrapassa os 4%.
Mesmo no cenário espontâneo quando o entrevistado cita um nome sem que opções sejam apresentadas Eduardo Paes é o único a aparecer com alguma relevância: 15% dos eleitores o mencionam espontaneamente, enquanto todos os demais não passam de 1%. 81% dos entrevistados disseram não saber ou não quiseram responder.
O cenário indica um domínio absoluto do atual prefeito da capital fluminense na disputa estadual. O segundo colocado, Rodrigo Bacellar, está a 44 pontos de distância, revelando um ambiente político ainda sem alternativa clara ao nome de Paes.
Veja os dados completos da pesquisa:
Cenário espontâneo
- Eduardo Paes (PSD): 15%
- Rodrigo Bacellar (União Brasil): 1%
- Washington Reis (MDB): 0%
- Monica Benício (PSOL): 0%
- Dr. Luizinho (PP): 0%
- Fabiano Horta (PT): 0%
- Wilson Witzel (sem partido): 0%
- Outros: 2%
- Não sabe/Não respondeu: 81%
Cenário estimulado
- Eduardo Paes (PSD): 50%
- Rodrigo Bacellar (União Brasil): 6%
- Dr. Luizinho (PP): 5%
- Washington Reis (MDB): 4%
- Fabiano Horta (PT): 2%
- Monica Benício (PSOL): 2%
- Wilson Witzel (sem partido): 2%
- Nenhum: 13%
- Não sabe/Não respondeu: 15%
O levantamento também avaliou a rejeição dos pré-candidatos. O ex-governador Wilson Witzel lidera com 49% de rejeição, mas Eduardo Paes também figura entre os mais citados: 19% dos eleitores afirmaram que não votariam no atual prefeito.
Apesar disso, a distância entre o primeiro e os demais concorrentes mostra que, até o momento, Paes domina o cenário e entra na disputa com forte vantagem, consolidando-se como o principal nome para 2026.
Brasil no Centro – informação clara, posição firme.