
A confiança da população na condução da economia continua baixa. Segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Ipespe, 58% dos brasileiros acreditam que o país está no caminho errado no campo econômico sob o governo Lula.
A insatisfação é estável: os mesmos 58% foram registrados em março, e 57% em maio. Apenas 37% afirmam que a economia segue na direção correta, percentual que também pouco oscilou nos últimos meses. A desconfiança atravessa classes sociais e até mesmo a base de apoio do governo.
Entre os eleitores que se dizem favoráveis à atual gestão, 20% se mostraram críticos à política econômica. Já entre os que se consideram pobres, 60% avaliam negativamente a condução da economia; na classe média, o índice é de 55%, e entre os mais ricos, 56%.
Quando questionados sobre o momento atual, 62% dos entrevistados disseram que a economia está parada ou regredindo, enquanto apenas 35% identificaram sinais de crescimento.
Apesar dos dados negativos, houve um leve avanço na percepção do noticiário favorável ao governo. Em julho, 31% disseram ter visto notícias positivas sobre Lula número superior aos 19% registrados em junho. Ainda assim, 41% avaliam que a cobertura continua desfavorável, com destaque para o impacto da nova política tarifária dos Estados Unidos, que anunciou uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros.
O levantamento ouviu 2.500 pessoas entre os dias 19 e 22 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Brasil no Centro – informação clara, posição firme.