
Na posse de Marcelo Queiroz como secretário municipal de Administração do Rio, nesta quinta-feira (14), o ex-governador de Minas Gerais e deputado federal Aécio Neves marcou presença e aproveitou para enviar um recado político de peso.
Durante seu discurso no Palácio da Cidade, em Botafogo, Aécio ressaltou a importância histórica de Eduardo Paes no PSDB e disse:
“Eduardo, o Brasil precisa de você. Mais do que como prefeito, até do que governador. Mas precisa estar no campo político certo.”
A presença do líder tucano, atualmente presidente do Instituto Teotônio Vilela, reuniu também outros nomes ligados ao PSDB e ex-tucanos, como Teresa Bergher, Luiz Paulo, Carlos Osório, Márcio Fortes e Noel de Carvalho.
A declaração de Aécio não passou despercebida, especialmente considerando o contexto político atual: enquanto Paes é hoje filiado ao PSD, a orientação de Aécio indica que, para exercer um papel relevante no futuro do país e possivelmente nas eleições de 2026, é preciso estar alinhado ao campo político adequado, longe da influência petista.
O recado de Aécio surge em contraponto a recentes apoios petistas a Paes, como o do prefeito de Maricá e vice-presidente do PT, Washington Quaquá, que defendeu seu nome como vice na chapa de reeleição de Lula. Para Aécio, no entanto, o caminho estratégico para Paes passa por um alinhamento com lideranças comprometidas com o centro democrático.